União das Freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova União das Freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova

História

Leomil

O Leomil foi ou pertença da Ordem dos Templários até à sua extinção.Passou depois para o domínio da ordem militar espanhola de Nossa Senhora de Roncesvales. Nos limites da freguesia existem diversos marcos ou padrões com inscrições que dizem: Duque de Ronces Vales.

Os traços da antiguidade desta freguesia estão bem vincados na fonte romana, bem no centro da povoação de Leomil, e no presbitério, antigo convento habitado pelos Templários e pelos monges espanhóis. Conta a tradição que uma aldeia mais antiga existiu a uns duzentos metros da actual, mas que a invasão de formigas a fizera desaparecer. Por este motivo terão mudado a aldeia para o actual assento. O que é certo é que em escavações ali encetadas foram encontradas moedas e objectos de épocas bem remotas. A pouca distância vêem-se também diversas sepulturas escavadas na rocha. Outro vestígio arqueológico importante é o lagar de azeite e vinho, esculpido na pedra, em Passal de Cima.

Leomil fez parte do concelho de Castelo Mendo até à sua extinção em 1855, transitando então para o de Sabugal, onde permaneceu até 1870, data em que

passou a integrar o actual. Pertenceu à comarca de Pinhel, ao bispado de Viseu e ao arciprestado de Castelo Mendo.

Galeria


Mido

A freguesia situa-se, ao cimo da encosta esquerda do Rio Côa, em frente a Castelo bom, situada na encosta contrária. Freguesia de povoamento remoto, Mido apresenta diversas sepulturas cavadas na rocha atestando a sua antiguidade. Na margem do Côa existem ruínas de moinhos com açude que aludem aos tempos em que a actividade do moleiro era aqui importante. O forno público fala-nos de um certo espírito de comunitarismo.

A Igreja de Santo António é um dos principais valores arquitectónicos da freguesia. No século XVIII, tinha três altares, o maior, o de S. Sebastião e o de Nossa Senhora. A Capela de São Roque, bela construção em pedra, era considerada naquela época de grande nomeada.

Galeria


Senouras

A freguesia de Senouras fica situada num planalto, na margem esquerda do rio Côa, a cerca de 10 km da vila de Almeida, sua sede de concelho. Tem por vizinhas as freguesias de Mido (2 km), Aldeia Nova (3 km) e Leomil (3km).

O seu povoamento remonta a épocas muito recuadas. Devido à existência, nas redondezas, de sepulturas escavadas nas rochas, é crível que esta zona fosse habitada na pré-história.

A sua Igreja Situa-se em frente do jardim principal da aldeia. De raiz romântica, é considerada uma das mais antigas do distrito da Guarda.

No seu interior, destaque para as imagens de Santa Catarina, Santa Luzia, Nossa Senhora do Rosário, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima.

Nas proximidades, 300 metros a norte do lado esquerdo da estrada que vai para Aldeia Nova, Existe um lagar romano.


Galeria


Aldeia Nova

A Freguesia de Aldeia de Aldeia Nova pertence ao Concelho de Almeida, da qual dista aproximadamente 7km, ficando a uma distância de cerca de 7 km de Vilar Formoso e a cerca de 10 km da rotunda que dá acesso à A25 (Alto do Leomil).

Situa-se na margem esquerda do Rio Côa e tem por limite as Freguesias de Senouras, Leomil, Peva e Azinhal.

Tem uma área de cerca de 25 km2 e situa-se num vale junto ao Rio Côa.

No Século XVIII, o Governo Eclesiástico de Aldeia Nova estava a cargo de um abade de apresentação do ordinário com uma renda média de 150mil réis. Existia aqui uma Irmandade de Santo Estevão. A Igreja de Santa Maria Madalena tinha três altares, o principal dedicado à santa, e dois colaterais onde figuravam Nossa Senhora do Rosário e Santo Estevão. Havia ainda uma ermida de invocação de Santa Barbara. No civil era a freguesia governadapor um juiz pedâneo, sujeito ao ordinário de Castelo Mendo. Aprodução Principal era o centeio.

Até 1870, Aldeia Nova pertenceu aos Concelhos de Castelo bom e Sabugal.


Galeria

© 2024 União das Freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia